Setor de bebidas busca apoio para manter competitividade

Postado em Atualizado em

bebida 10
Fabíola Eggers (Fruki) – Manoel Dirceu Ribeiro Neto (Itati/agedam) – Jairo Zandoná (Sarandi) – Deputado Sérgio Turra (PP) – Deputado João Fischer (PP) – Ottomar Vontobel (CVI) – Rogério Martins de Oliveira (sindibebidas)

Em reunião com o líder da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo e da Indústria Gaúcha, deputado João Fischer (PP), na manhã desta quarta-feira (16), representantes do setor de bebidas pediram o apoio do parlamentar para alterar a proposta do governo do Estado que aumenta do ICMS do refrigerante de 18% para 20% e da água mineral de 17% para 18%. “Em 21 estados brasileiros, a alíquota do refrigerante é de 17% e em muitos estados a água mineral está incluída na cesta básica, com alíquota de 7%. Vamos perder competitividade, com risco de demissões no setor”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Cervejas e de Bebidas em Geral do Rio Grande do Sul (Sindibebidas), Rogério Martins.

A indústria de bebidas no Estado conta com mais de 30 plantas industriais, produzindo e comercializando 4,3 bilhões de litros por ano. “Respondemos por 14,5% do volume nacional de bebidas, com a geração de 10.200 empregos diretos e outros 90 mil postos de trabalho indiretos e geração de cerca de R$ 3,3 bilhões em impostos decorrentes da produção e comercialização de nossos produtos”, destacou Martins.
O aumento da alíquota para os refrigerantes representará um acréscimo de 11,1% no ICMS dos produtos, de acordo com a entidade. “No caso das cervejas, a majoração de 25% para 27% representará um aumento direto de 8% no ICMS”, definiu Martins.
Fixinha, que esteve acompanhado no encontro do deputado estadual Sérgio Turra (PP), se comprometeu a procurar o governo para buscar alternativas a fim de não penalizar o setor. “Vamos ver o que é possível fazer no sentido de construir uma emenda para que os efeitos do projeto possam ser minimizados para a indústria de bebidas e o consumidor gaúcho”, afirmou o parlamentar.
Mário Selbach – MTE 7954 – 15:22 – 16/09/2015

Deixe um comentário