Empresários criam associação de envasadores de água mineral
No último ano, foram envasados no Brasil cerca de 11,6 bilhões de litros de água mineral, o que corresponde a 55 litros de consumo por pessoa. Há 30 anos, o consumo anual era de apenas 100 milhões de litros. “Percebemos que o brasileiro começou a dar uma importância muito maior para a água mineral, mas ainda é pouco. Consumimos muito menos se comparado a Países como Alemanha, EUA e México”, explica Manoel Dirceu Neto, diretor da Água Mineral Itati e presidente da recém-criada Associação Gaúcha de Envasadores de Água Mineral – AGEDAM.
Na noite desta quinta-feira (20), a diretoria da associação vai reunir aproximadamente 100 empresários do setor e seus principais fornecedores para inaugurar oficialmente a AGEDAM. O local escolhido foi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Vamos prestar apoio aos envasadores e constituir os interesses desse setor nos tornando um órgão representativo frente ao cenário político”, ressalta Neto.
Entre os projetos da Associação, estão:
– Combater a concorrência desleal. “Vamos criar um conselho de ética para monitorar as empresas que podem nos denegrir”, afirma o presidente da AGEDAM.
– Obrigatoriedade do selo de qualidade. “Entendemos que o futuro da água mineral é a qualidade. Quem não tiver essa característica não vai permanecer no mercado de jeito nenhum”, diz Neto.
– Incluir a água mineral na cesta básica, como já acontece nos estados de Santa Catarina e Paraná. “Segundo a Anvisa, até pouco tempo atrás a água era tratada como bebida e hoje é considerada alimento. Com essa ênfase, vamos brigar por essa inclusão”, assegura o empresário.
Fonte: New Trade