AGEDAM visita nova presidente do BADESUL
A Diretoria da AGEDAM retornou conversações com a agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL, onde foram recebidos por sua nova Diretora Presidente, Sra. Suzana Kakuta.
Na ocasião a Diretoria representada pelo seu Presidente, Sr. Manoel Dirceu Ribeiro Neto, pelo Secretário Tiago Magnus Borges, pelos Conselheiros Antonio Moacir Lumertz e Ermínio Vivian, e pelo Assessor Executivo Adilson Correia da Silva, apresentou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Associação, bem como relato da parceria que fora realizada durante o ano de 2014 em que BADESUL participou do Primeiro Seminário Gaúcho de Águas Minerais, teve empresas do setor contraindo financiamento de equipamentos junto a Agência de Fomento e ainda sobre o inicio das conversas sobre a participação da AGEDAM em questões relacionadas ao comércio internacional de água mineral, principalmente com a China.
A Presidente Suzana Kakuta explanou que o BADESUL nesta nova gestão do Governo José Ivo Sartori e do Secretário Fábio de Oliveira Branco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o governo prefere estimular o empreendedorismo do que tornar-se sócio em join-venture como vinha sendo tratado na gestão anterior. Neste sentido firmou parceria com um “trader” afim de ser o interlocutor nestas questões sino-brasileiras afim de estimular a interdependências entre as empresas que queiram comercializar seus produtos.
Kakuta salienta que estão avançadas as negociações com as províncias de Shenzhen e Shanghai, o qual estão desenvolvendo grande plataformas de alimentos, uma espécie de enormes Centros de Distribuição – CD com características de zonas francas, que compram, recebem e redistribuem os produtos alimentícios para toda região onde estão situadas, e que o ideal é a criação de uma marca única das águas minerais gaúchas que possam apresentar as qualidades e confiabilidades necessárias para exportar água para o oriente.
O BADESUL aguarda o retorno de seu “trader” para ver como estão as tratativas, mas de antemão convidou a AGEDAM para integrar uma comitiva de empresários que irão visitar uma grande feira que acontecerá no mês de outubro de 2015 na China.