Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água Engarrafada (Pura)

Postado em Atualizado em

12803203_1041979885861605_3113800844551077369_nA convite do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Setor Produtivo, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado João Fischer – Fixinha (PP/RS), o proprietário da Água Mineral Vidda, presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas de Pernambuco (Sindibebe), e Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, Sr. Ricardo Heráclito, veio apresentar a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, como é o funcionamento do Selo do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água Engarrafada (Pura), em seu estado.

Na oportunidade, Heráclito descreveu como foi a quebra de paradigma ao criarem o Selo em Pernambuco, onde ele afirma: “No inicio tivemos muitas dificuldades, mas ao poucos fomos adequando a situação até encontrarmos a forma mais adequada para gerenciarmos o selo. Hoje além de Pernambuco, vários estados já adotaram a ideia e existem muitas coisas novas surgindo por ai, mas o que é mais evidente em todas as experiências, é a grande vantagem para todos os setores envolvidos, pois todos saem ganhando”. Ricardo refere-se que devido a implantação do selo, a qualidade da água ficou muito melhor, beneficiando não só a população com um produto mais controlado, mas também melhorou para as envasadoras e para o estado que conseguiu aumentar a arrecadação sob as bombonas de vinte litros de dois para mais de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) ao mês.

A grande diferença, é que o selo é apoiado num triangulo entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), e o Sindibebe, no qual tem como foco, alem da qualidade, um incremento na forma de fiscalização, pois a arrecadação ocorre antes na compra do selo, ao invés de uma fiscalização posterior nas notas fiscais.

Na audiência proposta pelo Deputado Fixinha, o Presidente da AGEDAM Sr. Manoel Dirceu Ribeiro Neto, teve a oportunidade de conhecer a proposta, e aproveitou para convidar Ricardo Heráclito e a SEFAZ/RS para apresentarem novamente a ideia para as demais empresas associadas no II Seminário Gaúcho de Águas Minerais, que acontecerá no dia 27 de abril, concomitantemente a Feira Envase Brasil, no Parque de Exposições de Bento Gonçalves. Heráclito confirmou sua participação e a SEFAZ ficou de estudar a viabilidade de implantação da ideia em nosso estado.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s